terça-feira, 26 de junho de 2012

JILL GREENHALGH!

Com muito prazer anunciamos que na edição deste ano do SOLOS FÉRTEIS, teremos a presença da fundadora do The Magdalena Project: a diretora e pesquisadora Jill Greenhalgh.

Jill atua no ramo da performance desde 1975. Sua carreira como performer, diretora e produtora se baseou inicialmente em práticas experimentais. Seu interesse específico no trabalho de performance desenvolvido por mulheres resultou na fundação, em 1986, do The Magdalena Project, que continua sob sua direção artística. A liderança artística e administrativa da rede foi seu primeiro trabalho até ser indicada como professora em Estudos da Performance na Universidade de Aberystwyth, País de Gales, em 2002.

(Jill Greenhalgh no festival Legacy and Challenge. Foto: Katharina Barbosa / Magdalena Norway)

Um dos seus projetos mais recentes é uma investigação de longa data chamada The Water(war)s, uma série de performances públicas motivadas pelo fato da falta d'água iminente do planeta. Em parceria com Mike Brookes, é uma pesquisa com mulheres de todo o mundo e está estruturado pra receber artistas de todas as partes e mostrar as realidades individuais no contexto global. The Water(war)s recebeu comissões na Iugoslávia, Dinamarca, Nova Zelândia, EUA, Noruega, Austrália e Colômbia.

(Atrizes durante performance The Water(war)s, realizado em 2002, no Magdalena Pacifica, COL. Foto: MRC)

Outros projetos incluem: Las Sin Tierra 7 - Attempted Crossings of the Straits of Gibraltar, direção para o Teatro Nomad, Espanha; The Acts - Vigia, um projeto de performance que explora uma resposta às centenas de jovens mulheres assassinadas nas proximidades da fronteira EUA-México, na cidade de Juarez; e The Threat of Silence, como parte de um work-in-progress sobre a quietude na performance.

(Atrizes durante performance The Acts - Vigia, realizado em 2009, no Transit VI, DIN. Foto: Julio Pantoja)

Imediatamente após o aniversário de 25 anos do The Magdalena Project em Cardiff, no ano passado, Jill começou seu novo trabalho chamado Daughter/Dohter (Filha). Ela convidou algumas artistas mulheres de várias partes do mundo a realizarem um laboratório de performance sob este título. 

(Atriz Eddie Ladd durante performance The Threat of Silence, realizado em 2011, no Legacy and Challenge, WAL. Foto: Sara Penrhyn Jones)

Este ano o trabalho terá continuidade em Brasília, no SOLOS FÉRTEIS. Ao longo de uma semana, as participantes trabalharão durante 4 horas sob sua tutela. Jill está interessada em explorar histórias pessoais que emergem de experiências e reflexões sobre ser filha ou ter uma filha. 

Conheçam Jill Greenhalgh em setembro e fiquem ligadas na programação do SOLOS FÉRTEIS!