sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NOVAMENTE, JULIA VARLEY!

Madrinha da primeira edição do SOLOS FÉRTEIS, Julia retorna a Brasília com sua oficina e demonstração O Eco do Silêncio e o espetáculo inédito na cidade, As Borboletas de Doña Música.

(Julia Varley em mise-en-scene durante lançamento do livro de 25 anos do The Magdalena Project, em Cardiff. Foto: Katharina Barbosa.) 

A oficina O Eco do Silêncio se concentra na unidade do impulso físico e vocal e da voz cantada e falada, na relação entre texto e ação, tentando reconhecer a voz individual no coro e alcançar a generosidade da voz dada ao espaço. Em outras palavras, ensina as atrizes a pensarem com os pés.

(Ministrando a oficina Eco do Silêncio, na primeira edição do SOLOS FÉRTEIS. Foto: Edu Barroso) 

A demonstração O Eco do Silêncio é sempre uma grande surpresa. Julia apresentou este trabalho-espetáculo na primeira edição do SOLOS FÉRTEIS, em 2010, e na abertura da primeira edição da Arte Secreta do Ator, em 2008, ambas em Brasília. Recentemente vimos a demonstração em Porto Alegre, em um encontro com o Odin Teatret. Essas apresentações foram algumas vezes filmadas, a pedido de Eugenio Barba (Odin Teatret) pois Julia sempre nos presenteia com algum novo improviso - divertido, profundo e emocionante.

Em seus quase 50 anos de existência, o Odin Teatret é um dos grupos mais relevantes da história do teatro contemporâneo. Marcou parte da história de atores e grupos de teatro em todo mundo, invlusive na America Latina. Ao lado de grupos como o Yuyachkani, com seus mais de 40 anos, é um exemplo de luta contra a natureza efêmera do teatro, legados de resistência, propósito e reinvenção deste ofício.

(Improviso durante a demonstração O Eco do Silêncio na primeira edição da Arte Secreta do Ator, em dezembro de 2008. Foto: Marcelo Dischinger)

O Eco do Silêncio descreve as vicissitudes da voz de uma atriz e os estratagemas que ela cria para ‘interpretar’ um texto. A voz da atriz e o texto apresentado aos espectadores compõem a música de um espetáculo. No teatro, que aparentemente é livre dos códigos que conhecemos na música, a atriz precisa criar um labirinto de regras, referências e resistências para seguir ou não, de modo a atingir uma expressão pessoal e reconhecer sua própria voz.


(As Borboletas de Doña Música. Foto: Tony D'urso/Odin Teatret)

As Borboletas de Dona Música é uma performance dirigida por Eugenio sobre identidade que a protagonista - Doña Música, não Julia - define como a tendência a existir. É uma história sobre uma personagem que escapou de uma performance, Kaosmos, e conta sobre suas origens e aventuras em termos de entomologia, através de teorias da física moderna e com poemas e contos de outros tempos.

Para saber mais sobre Julia Varley e sua agenda de espetáculos e oficinas com o Odin Teatret, clique aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário