quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DÉBORA ALMEIDA!

Nascida e residente no Rio de Janeiro, Débora Almeida é atriz, produtora cultural, professora e pesquisadora em Artes Cênicas e bailarina de dança afro. É formada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro pela Uni-Rio.

Participou, em dezembro de 2010, do III FESMAN - Festival Mundial de Arte Negra, em Dakar, Senegal, onde apresentou o espetáculo Silêncio, com a Cia. dos Comuns, companhia de teatro formada somente por atores negros, que tem como objetivo difundir a cultura de matriz afro-brasileira e difundir a cultura negra. Com a Cia. dos Comuns, participou ainda em outros projetos de 2001 a 2010.

(Débora Almeida no espetáculo Silêncio, em 2007. Foto: André Pinnola/Cia. dos Comuns)

Como escritora participou de Cadernos Negros 32, antologia de contos de escritores negros organizada pelo selo Quilombhoje, São Paulo. Foi colaboradora dramatúrgica dos espetáculos Silêncio, Bakulo, Candaces e A Roda do Mundo, pela Cia. dos Comuns. 

Débora assina a pesquisa, a direção, o texto e atua no espetáculo Sete Ventos. A história conta a jornada de Bárbara, uma escritora negra, filha de Iansã, que conta e revive as histórias das mulheres que influenciaram a sua vida. Bárbara relembra sete mulheres, que também poderiam ser sete qualidades de Iansã, e que foram fundamentais para a sua formação. Essas mulheres - algumas de sua família, como sua própria filha, outras anciãs e jovens - mostram o entrelaçamento das histórias através do passado, presente e futuro. 

(Débora como Bárbara em Sete Ventos. Foto: Guina Ramos) 

Por meio dos relatos de Bárbara, que expõe suas dúvidas e o seu processo de crescimento baseado em uma educação que sempre privilegiou a referência social à sua ancestralidade negra, Sete Ventos mostra a história do próprio negro brasileiro que tenta reconstruir sua história e sua identidade cercado pelas contradições do seu cotidiano. No espetáculo, a atriz funciona como a figura do griot - personalidade tradicional da oralidade africana, símbolo representativo de todos os narradores, dos que contam contos, sábios, avós, mães e todos os demais personagens cênicos, que, nas sociedades africanas, são depositários de histórias, de testemunhos ou tradições.

(Cena de Sete Ventos. Foto: Zezzynho Andrade)

Sete Ventos é o resultado de uma pesquisa iniciada em setembro de 2008 sobre os elementos simbólicos e performáticos existentes no mito de Iansã e sua utilização na linguagem teatral. Baseia-se também nas reflexões de Débora sobre o universo feminino negro e utiliza-se de depoimentos e relatos de mulheres negras entrevistadas e pesquisadas pela atriz.

Ela esteve com o espetáculo em março deste ano no 3º Mulher em Cena, festival de teatro de mulheres em Caxias do Sul (RS), organizado por Tina Andrighetti.

Para saber mais sobre Débora Almeida e seus trabalhos sob o foco nas mulheres negras, clique aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário