terça-feira, 14 de agosto de 2012

ANITA MOSCA!

Anita Mosca é italiana mas mora no Brasil, em Belo Horizonte. Dramaturga, diretora e atriz, Anita estudou teatro, mimeses, dança, canto e máscaras no E.T.I. (Ente Teatrale Italiano, Roma). 

Segue o trabalho do Odin Teatret desde 2001, participando de sessões da Universidade de Teatro Eurasiano, dirigidas por Eugenio Barba; cursos de expressão vocal com Julia Varley e Kai Bredholt; e foi atriz residente do masters-in-residence A Arte Secreta do Ator, em 2011, com Eugenio e Julia em Brasília.

(Anita Mosca. Foto: Alessandra Stefani) 

Anita estará em cartaz no festival com o espetáculo La Svergognata. O espetáculo é um delírio de vozes e estórias que se misturam, uma memória polifônica de mulheres atravessadas pelo conflito que violenta as suas vidas, forçadas às tentativas de adaptação a uma condição de subalternidade e explosões de rebelião. Diversas línguas e dialetos - do napolitano, áspero e crítico, àqueles de outros lugares e de outros países - se seguem e se confundem para contarem a fadiga de se tornar mulher.

(La Svergognata. Foto: Profonditadicampo) 

Por esse trabalho, que leva ainda sua assinatura na direção e dramaturgia, Anita recebeu o Prêmio Girulà de Melhor Atriz (Itália), em 2008. La Svergognata é uma livre adaptação do romance homônimo de Sahar Khalifeh, escritora palestina nascida em 1942. Originalmente um dueto, Anita adaptou o espetáculo especialmente para o SOLOS FÉRTEIS!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário