sexta-feira, 13 de julho de 2012

DEBORAH HUNT!

Nossa outra convidada de honra do SOLOS FÉRTEIS é a neozelandesa Deborah Hunt, que vem pela primeira vez no Brasil por meio do festival.

Deborah é especialista na fabricação e utilização de máscaras e fantoches. É bonequeira e artista de performances com 35 anos de experiência na criação e apresentação de trabalhos originais. É diretora do MASKHUNT MOTIONS, laboratório permanente de objetos performáticos.


(Deborah Hunt. Foto: Divulgação)

Educadora desde 1986, Deborah já lecionou em toda a América Central e América do Sul (exceto Brasil), nos EUA, na Europa (Inglaterra, Dinamarca, Noruega e Itália), no Japão e em Taiwan, na Sérvia e na Jordânia. 

No SOLOS FÉRTEIS, ela fará sua oficina Brincando com os Mortos, em que as participantes  fabricarão uma marionete inspirada no modo de operação das marionetes de Bunraku, onde o boneco é controlado por uma ou três manipuladoras, utilizando destreza colaborativa para criar os gestos da marionete e movimentá-la no espaço cênico. A marionete tem múltiplas articulações e cabeça, torso e extremidades que são manipuladas por hastes curtas. Essa oficina é inédita no Brasil.


(Atores durante oficina Jugando con los Muertos, em Cuba. Foto: Divulgação)

Ela estará em cartaz no festival com o espetáculo El Paquete, apresentado pela primeira vez em Quito (ECU), em 2010. El Paquete é como uma viagem autobiográfica, uma demonstração performática do seu trabalho com as máscaras e os bonecos. Vemos a evolução de três personagens. Suas histórias são entrelaçadas pela narração de um quarto personagem - a menina - uma auto proclamada "dominadora da morte".

(Espetáculo El Paquete, realizado em 2011, no Legacy & Challenge, UK. Foto: Divulgação)

(Deborah entre suas criações do espetáculo El Paquete. Foto: Divulgação)

Para mais informações sobre Deborah e o Maskhunt, clique aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário