quinta-feira, 26 de julho de 2012

BRIGITTE CIRLA!

Brigitte Cirla, depois de educada em piano clássico, iniciou sua carreira como cantora e atriz. A paixão de Brigitte tanto por composições a capella quanto por composições contemporâneas a levou a criar os grupos Voix Polyphoniques (Vozes Polifônicas, em português), em 1991, e Les Dissonantes (As Dissonantes), em 1996. Com eles, Brigitte explorou Bartok, Kodaly e Ligeti.

(Brigitte Cirla em entrevista para o Odin Teatret, em 2006. Foto: Claudio Coloberti/Odin Teatret Archives)

Como professora e diretora de coro, Brigitte ministrou inúmeras oficinas para amadores e profissionais na França, Alemanha, Dinamarca e na Europa, além de Estados Unidos e Cuba. Ela é co-fundadora do The Magdalena Project. Em 2006, ela participou da produção de Ur-Hamlet, para o Odin Teatret.

(Tania Zolty, Marianne Suner e Brigitte Cirla, do Voix Polyphoniques. Foto: Divulgação/Voix Polyphoniques)

Brigitte mantém um trabalho pedagógico em conexão com ambientes que variam desde prisões até hospitais. Em 1987, ela conheceu Vincent Audat no Théâtre du Lierre, em Paris, e desde então eles se dedicam à pesquisa no campo do teatro musical com o objetivo de trazer uma proposta renovada baseada na linguagem do corpo e da música ao invés da linguagem das palavras.

No SOLOS FÉRTEIS, Brigitte ministrará a oficina Canto Polifônico, em que buscará criar espaços para que as participantes possam inventar um repertório comum. Não terá a pretensão de ser autêntico ou de reproduzir precisamente as músicas tradicionais, mas reinventá-las por meio da sensibilidade de cada uma. Além da pesquisa por um "som" em comum e uma qualidade musical, a oficina deseja compartilhar o prazer de ser e cantar em conjunto. Segundo Brigitte, "nossa cultura perdeu uma relação forte e direta com o cantar e, particularmente, com o cantar-juntos".

(Brigitte no Black Sea Songs, em Tantidhatri, durante o Magdalena India. Foto: Jean-Pierre Muller/Magdalena India)

Além da oficina, Brigitte apresentará o espetáculo The Black Sea Road, juntamente com o músico macedônio Dejan Spasovic. The Black Sea Road é espetáculo criado especialmente para o SOLOS FÉRTEIS, em que Brigitte interpretará músicas de um outro espetáculo chamado The Black Sea Songs, que reúne canções de estilos diferentes das várias partes do mundo. O espetáculo é uma homenagem ao seu mestre Edisher Garakanidse, morto em 1998 em um acidente de carro. Ele costumava dizer: "Cantar é só uma desculpa para encontrarmos uns aos outros".

Para mais informações sobre Brigitte Cirla e o Voix Polyphoniques, clique aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário