sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DEMONSTRAÇÕES!

O ECO DO SILÊNCIO
Atriz: Julia Varley
Duração: 90 minutos
                  
          O Eco do Silêncio é uma demonstração de trabalho que descreve as vicissitudes da voz de uma atriz e os estratagemas que ela cria para ‘interpretar’ um texto. A voz da atriz e o texto apresentado aos espectadores compõem a música de um espetáculo. No teatro, que aparentemente é livre dos códigos que conhecemos na música, a atriz precisa criar um labirinto de regras, referências e resistências para seguir ou não, de modo a atingir uma expressão pessoal e reconhecer sua própria voz.

                    O Eco do Silêncio toca em alguns momentos desse processo permitindo à percepção do espectador deslizar através da disciplina técnica revelando a pessoa por traz do ator e o silêncio por traz da voz.


O IRMÃO MORTO
Atriz: Julia Varley
Duração: 60 minutos
                  
         O Irmão Morto é um espetáculo sobre como os espetáculos são feitos no Odin Teatret. Descreve os estágios do trabalho, que partindo de um texto poético conduzem à 'poesia no espaço': o espetáculo. Apresenta os diferentes estágios do processo em que texto, atriz e diretor interagem. Mostra os primeiros passos de como a atriz cria sua própria presença de palco até o último passo em que o texto, através da forma e precisão das ações, adquire ritmos e densidade de sentido. As energias do espectador podem dançar, mental e sensorialmente. O criador não reconhecido no teatro é o espectador.

                    O Irmão Morto é uma demonstração de trabalho onde o 'milagre da água fresca' é explicado com uma sucessão de fórmulas químicas e então apresentado no momento em que os elementos não podem mais ser separados e explicados, mas somente vivenciados.

DETRÁS DEL TELON
Atriz: Ana Woolf
Duração: 60 minutos
                   
           Ana Woolf desde pequena gostava de ir ao teatro. O momento que mais lhe dava frio na barriga era quando se apagava a luz da sala, o instante anterior da saída do ator ou atriz para a cena. Fechava os olhos tentando escutar a respiração do ator que intutia estar atrás das cortinas.  Detrás de Telon mostra a atriz já adulta buscando “zapatitos nuevos” e descobrindo, finalmente, o que estava lá.


CONFESIONES
Atriz: Ana Correa
Duração: 100 minutos

          A atriz compartilha sua percepção pessoal do processo de dar vida a diferentes personagens de seis obras de criação coletiva com Yuyachkani. Desta forma, compartilha com o público os fios invisíveis do seu trabalho. As motivações pessoais, o processo de investigação, a acumulação sensível e o entorno social levam-na a abordar conjuntamente diferentes caminhos no processo de criaçãode presenças vivas, pessoas e personagens através do representar, apresentar e mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário