domingo, 3 de outubro de 2010

CONVIDADAS CONFIRMADAS!

Temos confirmadas as convidadas que ministrarão oficinas, farão demonstrações e exibirão espetáculos no SOLOS FÉRTEIS! São elas:

Julia Varley (DIN) – Nascida em Londres, Inglaterra, Julia Varley é atriz do Odin Teatret (Dinamarca) desde 1976. Além de atriz, é diretora, professora, produtora e escritora. Desde 1990 está envolvida com a concepção e organização da ISTA (Escola Internacional de Antropologia Teatral) e com a Universidade do Teatro Eurasiano, ambos dirigidos por Eugenio Barba. É co-fundadora do The Magdalena Project, rede internacional de mulheres no teatro contemporâneo, desde 1986. É também diretora artística do Festival Internacional Transit, e editora da The Open Page, revista anual dedicada ao trabalho das mulheres no teatro.

No SOLOS FÉRTEIS, Julia ministrará a oficina e demonstração ‘Eco do Silêncio’, outra demonstração chamada ‘O Irmão Morto’, fará o segundo lançamento brasileiro de seu livro ‘Pedras d’água – Notas de uma atriz do Odin Teatret’ e apresentará o espetáculo ‘O Castelo de Holstebro II’.

Ana Woolf (ARG) – Pedagoga, atriz e diretora argentina. Graduada em Literatura pela Universidade de Buenos Aires. É co-fundadora e diretora artística de Magdalena Segunda Geração (Rede Latinoamericana de Mulheres na Arte Contemporânea) e desde 1997 coordena atividades distintas na Rede tanto na Europa quanto na América. Conheceu Julia Varley em 1996, que a aceitou como discípula, transformando-se em sua mestra e diretora. Desde 1998, Ana Woolf vive e desenvolve sua carreira fundamentalmente na Europa, sobretudo em Holstebro, Dinamarca, junto ao Odin Teatret. Desde 2004, integra o staff artístico da ISTA. Desenvolveu um treinamento pessoal baseado na técnica de Tadashi Suzuki, nos ritmos latinoamericanos e nos princípios básicos estabelecidos por Eugenio Barba através da ISTA.

Em Brasília, Ana Woolf dará a oficina ‘Koshi or not Koshi – Os pés que pensam e a cabeça que dança’. Contaremos também com a demonstração e espetáculo dirigido por Julia Varley, ‘Semillas de Memoria’.

Ana Correa (PER) – Ana é atriz do grupo peruano Yuyachkani, um grupo teatro que trabalha desde 1971 na vanguarda da experiência teatral, da performance política e da criação coletiva orientada para a memória social, particularmente em relação às questões de etnicidade e violência no Peru. Ana Correa estuda e treina em diferentes disciplinas, aprendendo a partir de mestres da cultura popular e universal: sapateado, dança com máscara do Som dos Diabos, treinamento de Tai Chi, malabarismo, trabalho com pau de madeira, valorização do instrumento musical entre outros.

Teremos sua oficina de treinamento dramático, sua demonstração de trabalho ‘La Rebelion de Los Objectos’ e seu espetáculo ‘Rosa Cuchillo’.

Natalia Marcet (ARG) – A argentina Natalia Marcet é atriz, diretora, narradora, docente teatral e colunista de espetáculos. Desde 1997 faz um trabalho profundo no treinamento físico pessoal onde mescla elementos da bioenergética, o Sistema Mildermann, o flamenco, o Tor-Ball (esporte para cegos), a plástica grega, em busca dos princípios básicos da cena. Realiza estudos de formação sobre a presença cênica com Ana Woolf.

Seu espetáculo ‘Gordas’ será uma das atrações internacionais do SOLOS FÉRTEIS. Ministrará também sua oficina ‘Meu Corpo – Meu Lar’.

Tainá Barreto (BRA) – Bailarina, atriz e coreógrafa, formada em Dança pela Universidade estadual de Campinas (UNICAMP). A brasiliense radicada em Recife, iniciou sua experiência artística ainda criança, participando de diversas montagens teatrais com diretores de renome como Fernando Villar (DF), além dos palhaços do Circo Teatro Udi-Grudi (DF). Desde 2003 é atriz-dançarina do Grupo Peleja (PE). Foi atriz convidada de 'Shi Zen 7 Cuias', espetáculo do LUME Teatro (SP), dirigido pelo dançarino japonês Tadashi Endo. Desde 2005, é coreógrafa do projeto 'Os pequenos flautistas da Pró Arte', patrocinado pela Petrobrás no Rio de Janeiro há 15 anos. Foi aprovada no Programa BNB de Cultura 2009 com o projeto 'Teatro e Dança - Uma Brincadeira: pesquisa para as Artes Cênicas', desenvolvendo uma metodologia de treinamento para atores e dançarinos baseada em elementos de frevo e cavalo marinho.

Tainá trará para o SOLOS FÉRTEIS sua oficina de treinamento e seu espetáculo ‘Guarda Sonhos’.

Lucia Sander (BRA) – A atriz e pesquisadora brasiliense Lucia Sander é Ph.D em Literatura pela State University em Nova York. Ex-professora do departamento de Artes Cênicas da UnB, é reconhecida pelo seu trabalho de pesquisa da obra da dramaturga norteamericana Susan Glaspell. Como atriz, participou, entre outros trabalhos, do espetáculo ‘Medeações’, dirigido por Fernando Villar, em 1992.

Lucia estará em cartaz no SOLOS FÉRTEIS com a performance ‘Ofélia explica ou O renascimento segundo Ofélia e Cia.’.

Júlia Branco (BRA) – Júlia Branco é atriz e cantora em Belo Horizonte. No meio artístico desde 2004, trabalhou com vários grupos de teatro, incluindo Galpão Cine Horto (MG) e Teatro Vertigem (SP). Estará no SOLOS FÉRTEIS com seu espetáculo ‘Solo Para Coisas Quase Esquecidas’.

Gloria Rabelo (BRA) – Brasiliense atriz de filmes, novelas e peças teatrais. Ganhou prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Santos 2006 com o curta ‘Borralho’, ao lado do ator brasiliense Gê Martu. ‘Histórias que Eu Não Inventei’, dirigida pelo próprio Gê Martu, será uma das atrações nacionais do evento.
 
Próximas postagens: Cronograma Oficial e Ficha de Inscrição!

Equipe SOLOS FÉRTEIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário