domingo, 31 de outubro de 2010

ANA CORREA!

O termo Yuyachkani quer dizer "Estou  pensando, estou recordando". E este é o nome do grupo de teatro peruano que completará 40 anos no ano que vem. Ana Correa é uma das atrizes deste grupo de 9 atores.

Em suas montagens, o Yuyachkani assume um tom político e social, representando a realidade peruana, em especial a violência interna nos anos 80 e 90.  

Rosa Cuchillo, espetáculo que será apresentado no SOLOS FÉRTEIS dia 20, segue esse tema em um rito de purificação, limpeza e florescimento à tradição de alguns povos dos Andes do Peru. É a história de uma causa de amor. Rosa Cuchillo é a mãe que busca além da morte seu filho desaparecido, recorrendo a outros mundos. Seu retorno a essa terra busca harmonizar a vida e, por meio da dança, ajudar para que as pessoas percam o medo e comecem a curar-se.

 (Ana Correa durante demonstração La Rebelion de los Objectos. Foto: Yuyachkani)

Nos dias 19 e 20, Ana dará a oficina Treinamento Dramático dos Objetos, em que indagará os outros caminhos que enriquecem o trabalho anterior à representação, aplicando premissas e regras de treinamento corporal para conhecer, manipular, dominar e dialogar com diferentes objetos que podem gerar outras rotas, qualidades de energia, sensações, movimentos e desenhos.

No dia 21, fará sua demonstração Confesiones, em que a atriz compartilha sua percepção pessoal do processo de dar vida a diferentes personagens de seis obras de criação coletiva com o Yuyachkani. Compartilha com o público os fios invisíveis do seu trabalho.

(Ana Correa em Rosa Cuchillo. Foto: Pablo Delano / Yuyachkani)

"Agora, depois do grande caminho percorrido, ocorreu uma aprendizagem mútua: eu fazia meus personagens e meus personagens, a mim. E durante este trajeto teria que me perguntar: Quem acompanhou quem? Eu a meus personagens ou eles a mim? Em todo caso, como sempre, mais uma vez a realidade e a ficção voltam a se mesclar nessa zona onde  se cruzam a arte e a vida."

 (Ana Correa em Rosa Cuchillo. Foto: Pablo Delano / Yuyachkani)
 
Para mais informações sobre Ana Correa e o Grupo Yuyachkani, clique aqui

Um comentário:

  1. Esse grupo é incrível, tenho uma amiga peruana que sempre me fala dele com muito amor e admiração. Nunca o vi mas por suas palavras e seu amor ao trabalho desse grupo imagino que seja sublime o trabalho deles.

    ResponderExcluir